Doenças de PeleEczema

Eczema

O que é?
Eczema é um tipo de dermatose que se caracteriza por apresentar vários tipos de lesões. Pode ser agudo, subagudo ou crônico. A versão aguda tem lesões que começam com marcas avermelhadas com bolhinhas de água na superfície que, ao se romperem, eliminam um líquido claro, o que caracteriza a fase subaguda do eczema. Já na fase crônica, a secreção começa a secar, levando à formação de crostas. Nessa etapa, se observa também o aumento da espessura da pele. O paciente pode ter eczema agudo, agudo/subagudo, subagudo/crônico ou só crônico. Assim, não é necessário o mesmo paciente ter todas as fases de um eczema para se fazer o diagnóstico da dermatose.

Sintomas
Existem seis doenças que podem se manifestar como eczema:

Eczema atópico ou dermatite atópica: é um eczema que aparece em áreas específicas do corpo, como face, dobras de braços e pernas. Esse tipo está associado à asma e à rinite. O eczema atópico, em geral, começa a partir do segundo mês de vida; pode aparecer em surtos e se manifestar por toda vida do paciente. Nesse tipo de eczema, a coceira é o sintoma mais importante, sendo um dos dados que contribuem para o diagnóstico. Fatores genéticos e imunológicos favorecem essa dermatose.
Eczema de contato ou dermatite de contato: surge após o contato de material ou produto na pele do indivíduo. Substâncias, presentes no material ou no produto, causam o eczema por terem a capacidade de provocar um dano nas células da pele, ou gerarem uma reação alérgica do organismo contra elas. Nos dois casos, as reações se manifestam como eczema. As localizações mais frequentes são: mãos, face, pescoço e pés.
Eczema por droga ingerida ou farmacodermia eczematosa: ocorre quando o paciente ingere uma droga ou medicamento que provoca uma reação indesejada, que se manifesta como eczema na pele. Antibióticos, anti-inflamatórios, analgésicos e outras classes de drogas podem desencadear esse quadro.
Eczema numular: caracteriza-se por placas de eczema, simétricas, distribuídas em várias partes do corpo e cuja causa é desconhecida. Muitos autores consideram o e eczema numular como uma parte do quadro de dermatite atópica.
Eczema de estase: localizado em pernas, simétrico e associado a varizes de membros inferiores. A má nutrição do tecido, decorrente do comprometimento da circulação local, favorece o aparecimento desse tipo de eczema.
Eczema disidrósico ou disidrose: pequenas bolhas que surgem nas mãos e nos pés. Pode ter várias causas como o eczema atópico, a dermatite de contato e a farmacodermia eczematosa. Além disso, a presença de micose nos pés pode levar à formação de bolhas nas mãos, como uma reação alérgica ao fungo presente na região plantar. Existe um tipo de disidrose chamada idiopática, ou seja, sem causa determinada, que está relacionada ao estresse emocional.

Tratamento
O diagnóstico de eczema, e sua causa, são obtidos pela história que o paciente conta ao médico e pelos exames clínicos e específicos para se determinar a etiologia do quadro. O tratamento é realizado de acordo com o tipo de eczema. Além do tratamento especifico, são importantes as orientações que são dadas ao paciente, de acordo com o tipo de eczema: -No eczema atópico e numular é importante a hidratação da pele, o que ajuda a manter a integridade da barreira de proteção da pele. -No eczema de contato e farmacodermia, o principal tratamento é evitar o contato com o material que levou à formação do eczema -No eczema de estase, o tratamento da alteração circulatória ajuda a controlar o quadro eczematoso.

Prevenção
As orientações acima citadas, além de ajudar no tratamento dos tipos de eczema, colaboram na prevenção do reaparecimento das lesões.

Fonte: SBD – www.sbd.org.br

Copyright ©2024 Clínica Paula Becker – Dermatologista Barra da Tijuca, Rio de Janeiro. Todos os direitos reservados. Desenvolvido por LikeWise